MENU

sábado, 31 janeiro 2026

Seis milhões de pessoas cairão na extrema pobreza na América Latina em 2019

Mais lidas

Seis milhões de pessoas cairão em extrema pobreza na América Latina em 2019, elevando o número total de pessoas pobres para 191 milhões, seguindo uma linha ascendente de indicadores desde 2015, segundo um relatório da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal).

“Em 2019, o número de pessoas em situação de pobreza aumentará para 191 milhões, dos quais 72 milhões em situação de extrema pobreza”, seis milhões a mais que os 185 milhões de pessoas pobres relatadas em 2018, diz o relatório da Cepal divulgado hoje em uma coletiva de imprensa.

Dessa evolução, destaca-se “o fato de que praticamente todas as pessoas que se somam neste ano à estatística da pobreza são integradas diretamente à pobreza extrema”, acrescenta.

Com esse indicador, a taxa de pobreza aumentaria a 30,8% da população da América Latina em 2019, o que equivale a um aumento de 0,7% em relação aos 30,1% de 2018.

A pobreza extrema ficaria em 11,5% em 2019, uma alta de 0,8% em relação ao ano anterior.

“A pobreza afeta principalmente menino, meninas e adolescentes, mulheres, pessoas indígenas e afrodescendentes, moradores de áreas rurais e desempregados”, resume o relatório.

A Cepal, um organismo das Nações Unidas com sede em Santiago, destaca que a alta de 2,3 pontos da pobreza entre 2014 e 2018 na média regional “se explica basicamente pelo aumento registrado no Brasil e na Venezuela”.

Nos demais países, a tendência dominante nesse período “foi de diminuição, devido, principalmente, a um aumento das receitas com trabalho para famílias com menos recursos, mas também a transferências públicas dos sistemas de proteção social e privadas, como as remessas em alguns países”, afirma a Cepal.

Fonte: AFP

- Advertisement -spot_img

Mais notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisement -spot_img

Últimas Notícias