MENU

sexta-feira, 20 fevereiro 2026

U2 lança “Days of Ash” EP surpresa com seis faixas inéditas abordando temas políticos e sociais urgentes

Mais lidas

U2 lança “Days of Ash” EP surpresa com seis faixas inéditas abordando temas políticos e sociais urgentes

O U2 chocou seus admiradores nesta semana com o lançamento de um EP inesperado intitulado “Days of Ash” (Dias de Cinzas). O projeto conta com seis canções inéditas e aborda de forma direta questões políticas e sociais contemporâneas.

A faixa de abertura, “American Obituary” (Obituário Americano), é uma poderosa homenagem a Renée Good, mãe de três filhos de Minneapolis que faleceu em janeiro. Ela foi vítima de protestos relacionados à repressão federal à imigração. A banda apresentou o trabalho como uma resposta imediata ao cenário atual.

Bono, vocalista do U2, explicou que, embora um álbum completo com um tom mais otimista esteja em desenvolvimento, as músicas do EP não poderiam esperar. “Essas faixas do EP não podiam esperar”, declarou Bono, descrevendo-as como “canções de desafio e consternação, de lamento”.

Segundo o artista, o EP funciona como um retrato do que a banda pode oferecer neste momento. “Cada um traz o que tem. E essas cinco músicas e um poema são o que temos agora”, afirmou, adicionando que as faixas representam “retratos” de indivíduos encontrados nas “linhas de frente da liberdade”.

O projeto musical também expande seu escopo para além das fronteiras americanas, incluindo referências a conflitos em Gaza, Irã e Ucrânia. A música “Wildpeace” é um poema musicado do escritor israelense Yehuda Amichai.

A canção “Yours Eternally” apresenta colaborações com Ed Sheeran e o músico ucraniano Taras Topolia. Topolia tem atuado na linha de frente do conflito contra as forças russas. Para marcar o quarto aniversário da invasão da Ucrânia pela Rússia, foi anunciado que esta faixa será complementada por um curta-documentário com lançamento previsto para esta terça-feira.

“Nunca se consegue escrever uma canção que faça justiça a vidas como essas, mas podemos tentar”, disse Bono. Ele garantiu que, apesar do tom melancólico do EP, esta não é a declaração final da banda sobre os temas abordados.

“Aguente firme”, aconselhou Bono. “Só dá para lutar contra a escuridão até certo ponto. Vamos tentar fazer a luz brilhar mais forte em breve.” A informação foi divulgada pelo Folha Gospel com dados da Relevant Magazine.

- Advertisement -spot_img

Mais notícias

- Advertisement -spot_img

Últimas Notícias